O capítulo que fez nós nos apaixonarmos por... Sirius Black

A ovelha negra de sua família (bom... na verdade, o cão negro), Sirius era o tipo de pessoa gentil, generosa e leal que todos gostariam de ter como padrinho.

Harry Potter e a Ordem da Fênix


 Infelizmente, nós só tivemos o prazer de ter a companhia de Sirius por três livros, com seu personagem complexo, esperto e muito legal nos conquistando em várias ocasiões. Mas em qual capítulo Sirius particularmente se destacou? Bom, demorou pra escolher um, mas...

"A mui antiga e nobre casa dos Black"

 Em "A mui antiga e nobre casa dos Black", Harry percebe o quão sombria tinha sido a vida de Sirius. Como se Azkaban não tivesse sido o suficiente, o herói severo também teve que lutar com uma infância marcada por uma família obcecada com puro-sangue.

 Todas as revelações são contadas durante esse capítulo específico. Enquanto a turma estava se escondendo no Largo Grimmauld e a Senhora Weasley estava muito irritada com Mundungo Fletcher, Harry examinou uma tapeçaria antiga em um dos quartos. Sirius explicou que representava sua árvore genealógica — mas, ao contrário da maioria das árvores genealógicas, muitos nomes foram impiedosamente retirados.

 — Você não está aí! — admirou-se Harry, depois de examinar a parte inferior da árvore.
 — Costumava estar aqui — respondeu Sirius, apontando para um buraquinho redondo e carbonizado na tapeçaria, que lembrava uma queimadura de cigarro. — Minha meiga e querida mãe me detonou depois que fugi de casa — Monstro gosta muito de resmungar essa história.
 — Harry Potter e a Ordem da Fênix

 Sirius explicou como sua família, principalmente seus pais, mostraram um comportamento francamente intolerante, querendo que seus filhos tivessem sangue absolutamente puro e seguissem estritamente a tradição da família Black. Eles compartilhavam muitos dos mesmos ideais de Voldemort, mesmo eles não sendo apoiadores assumidos.

 Sirius então mencionou que seu irmão, Régulo, tinha sido um Comensal da Morte, para a surpresa de Harry. Isso foi antes de Harry saber da reviravolta de Régulo, é claro.

 Sirius continuou explicando a natureza interconectada das famílias bruxas e como ele era parente da Ninfadora Tonks e Belatriz Lestrange, sem mencionar os Malfoys. Apesar de ser uma revelação bem chocante, ela deu à Harry uma melhor noção de como relacionamentos funcionam nas famílias bruxas e que todo bruxo puro-sangue tem alguma conexão, mesmo que distante, com os outros.

Por que esse capítulo importa


Harry Potter e a Ordem da Fênix


 De várias formas, Sirius era um lobo solitário — ou melhor, um cão solitário. Ele passou grande parte da saga vivendo sozinho. Sua desconexão dos outros era obviamente devida ao seu encarceramento em Azkaban, mas "A mui antiga e nobre casa dos Black" mostra que o relacionamento de Sirius com sua família deixou ele se sentindo um estranho muito antes de Azkaban.

 Sirius quebrou a tradição da família Black sendo selecionado para a Grifinória, o oposto da Sonserina, como o resto de sua família. Isso o marcou como alguém diferente desde o começo e ele ser um Grifinório — junto com um caráter significativamente mais simpático — resultou em uma relação problemática com sua família. 

 Seu descontentamento com estar no Largo Grimmauld, a casa onde ele passou muitos de seus anos formativos, resultou em um lado mais amargo de Sirius aparecendo. Ele não deixou dúvidas de que não aproveitou sua infância.

 — Não gosto de ter voltado — disse olhando pela sala. — Nunca pensei que voltaria a ficar preso nesta casa.
 Harry entendeu perfeitamente. Sabia como iria se sentir quando crescesse e achasse que tinha se livrado da casa dos Dursley para sempre e precisasse voltar a viver na rua dos Alfeneiros número quatro.
 — Harry Potter e a Ordem da Fênix

 Este é um capítulo importante não apenas para o desenvolvimento de Sirius, mas também num sentido mais amplo: ele mostra o quão unida é a comunidade bruxa. E, é claro, Sirius mencionar seu irmão Régulo seria importante para a descoberta do medalhão de R.A.B — e a verdade sobre o fim trágico de Régulo.

 — Não, não, mas pode acreditar, eles achavam que Voldemort estava certo, eram totalmente a favor de purificar a raça bruxa, de nos livrar dos nascidos trouxas e entregar o comando aos puros-sangues. E não estavam sozinhos, havia muita gente antes de Voldemort mostrar sua verdadeira cara que acreditava nele... se acovardaram quando viram a que extremos ele estava disposto a ir para assumir o poder. Mas aposto que meus pais achavam que Régulo era o perfeito heroizinho quando se alistou logo no começo.
 — Harry Potter e a Ordem da Fênix

 Sirius Black nos ensinou que sua família biológica não precisa ser sua verdadeira família. Para Sirius, ele achou uma família no pai de Harry e em Remo Lupin. Sirius ensinou à Harry várias coisas, mas uma das mensagens mais importantes que ele transmitiu à seu afilhado é que, mesmo se você não tiver uma família, você sempre terá uma na forma de seus amigos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ranking definitivo dos casais de Harry Potter

As histórias dos fundadores de Hogwarts

Por que as emoções do Harry Potter são tão importantes