Um guia útil para Oclumência
Era uma habilidade mágica complexa aperfeiçoada por Snape, Malfoy e, aparentemente, Belatriz Lestrange. Então, como você se sairia dominando a Oclumência?
Harry Potter e a Ordem da Fênix |
A Oclumência era, como Snape disse à Harry, um ramo da magia bem obscuro. Obscuro porque não existem muitas pessoas que enfrentaram ter suas mentes invadidas por um talentoso Legilimens como Voldemort, mas isso era exatamente com o que Harry estava lidando enquanto estava começando seu quinto ano. Então, isto aqui poderia ser útil pra ele: nosso guia para Oclumência.
O que é Oclumência, exatamente?
Snape dizia que a Oclumência é "a defesa mágica da mente contra penetração externa", porque Snape gostava de falar desse jeito. Aqueles mestrados na arte da Legilimência — como Voldemort, aparentemente "o Legilimens mais talentoso que o mundo já viu" — podia entrar facilmente na mente de uma pessoa e ver quando ela estava mentindo. A Oclumência é o único método pelo qual a Legilimência pode ser repelida. Ela envolve o ataque da Legilimência efetivamente fechando sua mente para prevenir acesso aos seus pensamentos.
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 |
A conexão entre Harry e Voldemort significava que ambos achavam fácil penetrar nas mentes um do outro. Para Harry, isso era acidental e, inicialmente, indesejado, mas Voldemort — que muitas vezes praticava Legilimência em seus seguidores e vítimas — começou a usar essa conexão contra Harry logo que ele tomou consciência do conhecimento que ele estava dando pra Voldemort. Foi aí que Dumbledore começou a insistir que Harry aprendesse Oclumência.
Como se pratica a Oclumência?
Para praticar a Oclumência, a pessoa precisa livrar sua mente de todos os pensamentos e emoções. "Deixe sua mente branca e calma", Snape disse à Harry. Com a mente quieta, a pessoa pode então repelir o ataque da Legilimência desarmando, protegendo ou enfeitiçando o oponente, como Harry fez durante sua primeira aula com Snape. O conceito é similar com o de combater a maldição Imperius, algo que Harry já mostrou que sabe fazer.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe |
A primeira tentativa de Oclumência do Harry não foi tão ruim quanto poderia ter sido — o próprio Snape disse isso. Ele revidou, apesar de que ele deixou Snape entrar em sua mente muito facilmente. De acordo com Snape, isso foi porque Harry perdeu o controle.
Talentosos Occlumens, por outro lado, tinham auto-controle suficiente para resistir a ataques de Legilimência sem a necessidade de desarmar ou enfeitiçar. Tais bruxos e bruxas conseguiam compartimentar seus sentimentos e fechar suas mentes em um momento de aviso.
Por que praticar Oclumência?
A mente de uma pessoa fica particularmente vulnerável para ataque quando está relaxada ou muito agitada. Enquanto está adormecida, pensamentos e sentimentos estão desprotegidos, por isso que Harry conseguia ver pelos olhos de Voldemort quando estava sonhando. Foi também como Voldemort conseguiu plantar a falsa visão de Sirius sendo trancado no Departamento de Mistérios. Semelhantemente, se uma pessoa está animada ou irritada — como Voldemort muitas vezes estava quando Harry conseguia ver dentro de sua mente — suas emoções estão igualmente desprotegidas.
© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros. |
A Oclumência é importante para proteger contra tal intrusão, e também permite seus praticantes a mentir sem medo de serem descobertos. Não é surpresa, então, saber que Snape era um talentoso Occlumens — você precisa ser, trabalhando no exército de Voldemort.
As tentativas de Harry na Oclumência
Harry, entretanto, falhou em dominar a Oclumência. Em parte, foi porque ele era incapaz de dominar suas emoções — Dumbledore deveria saber que ele acharia isso difícil, considerando que muitas vezes ele apontou que uma das maiores habilidades de Harry é a habilidade de sentir. E ele também era um adolescente: emoções sempre se manifestam com esses malditos hormônios fora de controle.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe |
A falha de Harry também foi particularmente culpa de Snape. A antipatia entre os dois não criava uma atmosfera positiva para aprender, e a raiva que Harry sentia era difícil de reprimir. Snape, normalmente mestre de todos os seus segredos, também achava difícil controlar suas emoções — ele armazenava suas piores memórias em uma Penseira, e até Dumbledore admitiu mais tarde que Snape achava muito difícil se livrar de seu ressentimento com o pai de Harry.
Tudo isso significa que Harry saiu das aulas sentindo que a resistência de sua mente estava mais fraca, não mais forte. O fato de que Harry via essa conexão como uma força não ajudava: essa conexão, afinal, ajudou a salvar a vida de Arthur Weasley. Isso se tornou ainda mais aparente quando Harry escolheu usar sua conexão com Voldemort mais tarde na sua caça pelas Horcruxes. Naquele momento, ser capaz de interpretar as emoções de Voldemort não era algo que ele queria prevenir.
Draco, o perito em Oclumência
Porém, um aluno de Hogwarts dominou a Oclumência: Draco Malfoy. A Oclumência permitiu que Draco perseguisse sua missão secreta ao longo de seu sexto ano, aparentemente sem ser descoberto.
Draco dominou a Oclumência com a ajuda de sua tia Belatriz. Ele era certamente bastante talentoso, considerando que ele conseguiu negar na cara de Snape ter alguma coisa a ver com o colar amaldiçoado que machucou Cátia Bell. O fato de Draco ser bem sucedido foi algo que a própria J.K. Rowling falou sobre:
"Eu argumentei que era perfeitamente consistente com o personagem de Draco que ele achasse fácil fechar suas emoções, compartimentar, e negar partes essenciais de si mesmo".
Harry Potter e o Enigma do Príncipe |
Nisso, Draco era fundamentalmente diferente de Harry. Harry não conseguia dominar a Oclumência porque ele não conseguia fechar suas emoções — ele era cabeça-quente, pronto para agir, incapaz de não revidar. Draco, por outro lado, era bem capaz de se controlar quando as circunstâncias exigiam. Na época de seu sexto ano, ele estava acostumado a compartimentar seus sentimentos: bully desdém por um lado, adolescente assustado por outro.
Então talvez a habilidade de Oclumência dependa da personalidade da pessoa. Afinal, essa é a magia da mente.
Link do post original: https://www.pottermore.com/features/a-guide-to-occlumency
Comentários
Postar um comentário