Em defesa do jovem Tiago Potter

 O pai de Harry Potter foi um estudante turbulento em Hogwarts. Mas talvez não tenha sido tudo culpa dele...



 Apesar de ter amadurecido e se tornado em um nobre e abnegado herói, Tiago Potter começou — nas palavras de sua própria futura esposa — como um "arrogante desprezível" na escola.
 Tirando suas inúmeras detenções por mau comportamento em sala de aula, o jovem Tiago alegremente impunha seu talento de enfeitiçar em seus colegas de classe. Algumas vezes aleatoriamente nos corredores, ou em uma ocasião fazendo a cabeça da infeliz Bertram Aubrey dobrar de tamanho.
 O pior exemplo das atitudes cruéis de Tiago Potter foi, é claro, contra Severo Snape. No caminho de um exame de N.O.M, Tiago, com seu parceiro de crime Sirius Black, confrontou o vulnerável e jovem Snape, o prenderam no chão, preencheram a boca dele com bolhas de sabonete cor de rosa então o levantaram no ar, ameaçando despir completamente o pálido e magrelo menino da Sonserina na frente de uma multidão risonha de colegas de classe.



 Lílian Evans foi a única aluna que se pôs de pé em frente ao vanglorioso e egoísta malfeitor. Apesar disso — ou, mais provavelmente, por causa disso — Tiago logo se apaixonou pela sedutora ruiva nascida-trouxa.
 O que foi o mais intolerável para Snape. Come ele, um menino de cabelos oleosos e pálido como um fantasma, que gosta de Lílian desde a infância, poderia se comparar com esse jogador de Quadribol recém-chegado lindo e convencido?
 Ele realmente não podia, e Snape cria um rancor amargo contra ele que se estenderia até o filho de Tiago, Harry. E quem pode culpá-lo, quando o jovem Harry possui semelhança ao atormentador de Snape, enquanto ao mesmo tempo tinha os mesmos límpidos e amáveis olhos de sua mãe Lílian.



 E aí vem a pergunta — por que Tiago Potter era um canalha tão horrível? Não deveriam os que são abençoados com talento, boa aparência e um grande grupo de amigos serem os mais generosos com os menos afortunados?
 Infelizmente, esse raramente é o caso. Possivelmente por uma razão — não uma desculpa, mas uma razão — é a educação de Tiago. Euphemia e Fleamont Potter tentaram e falharam por vários anos colocar uma criança no mundo antes do bebê Tiago existir. Eles eram muito mais velhos e ricos, por isso Tiago cresceu em um ambiente apaixonante sem o compromisso de ter irmãos, em uma casa sem limites materiais.
 Certamente, isso não é inerentemente uma coisa negativa. Longe disso — amor, conforto e abundância deveriam ser o cunho na educação de toda criança. Mas, indiscutivelmente, algumas vezes, a criança é mais inclinada à empatia se ela cresceu com limites, e um natural senso de humildade. Esse, talvez, seja o porquê de Tiago parecer ter aquele "indefinível ar de ter sido bem cuidado, até adorado" que Snape precisava tanto, e porque ele se comportou de tal maneira algumas vezes. Isso só foi realçado pela sua afortunada associação com o lindo e descolado Sirius e o pensativo e inteligente Remo Lupin.



 Snape, para ser justo, merecia certa parte da culpa pela sua angústia. Ele e Tiago trocavam farpas desde a primeira vez que eles se encontraram no Expresso de Hogwarts. Snape também esnobou o desejo espirituoso de Tiago de um lugar na mesa da Grifinória com a língua ácida "Se você prefere ser forte do que inteligente".
 O pior disso é que, quando ele foi eventualmente liberado no caminho do acidente dos N.O.Ms, um Snape enfurecido e humilhado insistiu que ele não precisava da ajuda de Lílian, uma "imunda sangue-ruim". O que não foi algo bem recebido pela sua amada, e com certeza ela eventualmente vazou com o bad boy Potter.
 Mas não vamos ser tão severos. O jovem Tiago Potter também fez várias coisas legais. Quando emergiu a informação de que seu amigo próximo Remo Lupin era um lobisomem, ao invés de se afastar dele, ele tomou a incrível decisão de se tornar ele mesmo um Animago. Em seu último ano de estudante, ele parou de enfeitiçar estudantes aleatórios nos corredores, e realmente se tornou o mocinho principal. Até suas palhaçadas sujas deram em algo bom — o Mapa do Maroto, co-criado com seus amigos mais próximos, que se tornou de grande valor para a próxima geração de estudantes em Hogwarts em sua luta contra o mal.



 Ninguém é perfeito. A própria esposa de Tiago Potter, novamente, inicialmente clamava que ela preferia namorar uma lula gigante. Mas, como seu melhor amigo Sirius Black comentou posteriormente: "Muitas pessoas são idiotas aos quinze anos de idade. Ele amadureceu".

Link do post original: https://www.pottermore.com/features/in-defence-of-young-james-potter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ranking definitivo dos casais de Harry Potter

As histórias dos fundadores de Hogwarts

Por que as emoções do Harry Potter são tão importantes