Vermelho, verde e rosa choque: a importância das cores no mundo bruxo

Nós estamos lendo Harry Potter e a Ordem da Fênix no Wizarding World Book Club, e o tema dessa semana é cores — do vermelho da Grifinória até o verde da Sonserina e alguns tons no meio...

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Independente de ser pra revelar sua identidade mágica, demonstrar a afinidade com sua casa ou pra se perguntar qual é o tom mais apropriado pra um casamento, não se pode negar que cores são importantes no mundo da magia.

 Aqui estão algumas das mais simbólicas.

Vermelho


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Junto com dourado, vermelho é uma das cores da Grifinória; ambas foram escolhidas por causa de sua conexão com o elemento da Grifinória, fogo. Também são conectadas com o fogoso Hagrid, o qual o primeiro nome é Rúbeo, que vem do latim "rubeo" que significa "vermelho". J.K. Rowling explica que o nome é uma referência intencional ao processo alquímico associado com transformação, com "o vermelho" sendo um componente místico essencial. Hagrid é impetuoso, quente e, tendo sido colocado na Grifinória, uma sequência de vermelhos.

 Fora do mundo bruxo, vermelho representa energia, paixão e movimento — então sua associação com Grifinória, "onde moram os corações valentes", é particularmente adequada.

Branco


Alvo Dumbledore. © JKR/Pottermore Ltd.™ Warner Bros.


 O contraponto para Hagrid é Dumbledore, o qual o primeiro nome — Alvo — significa "branco". Enquanto Hagrid é associado com a emoção, Dumbledore representa a calma, o pensamento calculado. No processo alquímico que seu nome também tem as raízes, "o branco" refere-se ao asceticismo, a ideia de alcançar um estado espiritual por meio de abnegação. É sobre se esforçar para o esplendor desligando-se do mundo exterior — como Dumbledore, e, novamente, uma escolha de nome adequada.

 A psicologia das cores especifica que branco é a cor da pureza e inocência — nós duvidamos que Dumbledore reclamasse dessas coisas, mas é certamente uma cor acalmante e uma balança natural para a impetuosidade do vermelho.

Verde


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Uma das cores da casa da Sonserina, verde é associado com magia negra, inveja e os olhos de Harry (e Lílian) Potter. Resumindo, tem várias conotações.

 Como as cores da Grifinória, o verde e prateado da Sonserina são conectados ao elemento mais próximo de representá-los, água. No folclore, verde possui, há muito tempo, uma conexão sobrenatural. J.K. Rowling explica que a cor é conhecida por pertencer às fadas, e tem uma associação com a desgraça e morte. Consequentemente, você nunca deve usar verde em um casamento.

 Verde também tem associações positivas, sendo conectado com energia e renascimento. No mundo bruxo, J.K. Rowling nos conta, a cor é usada para revelar status mágico para outros bruxos, e é muito combinada com a cor roxo. Então, como alguns alunos da casa da Sonserina, a teoria por trás da cor é traiçoeira.

Roxo


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Roxo tem uma longa associação com realeza e religião. A cor também é atada à imaginação e espiritualidade. No mundo bruxo, J.K. Rowling identificou roxo como uma cor associada com magia útil e nobre — o que é o motivo de Dumbledore ser representado pela cor roxa no Pottermore.

Azul


© JKR/Pottermore Ltd.™ Warner Bros.


 O elemento da Corvinal é o ar e as cores da casa são azul e bronze, com o azul representando o céu. Na psicologia das cores, o azul simboliza confiança, responsabilidade e lealdade — o que, na verdade, soa mais como os traços da Lufa-Lufa — mas também é uma cor acalmante que é comparada a um nível mais alto de inteligência. Ficou mais parecido, hein, Corvinos?

 Historicamente, o azul tem sido associado com o culto da Virgem Maria, e também aparece na heráldica de muitos reis da França, tornando a cor espiritual e real. No dias de hoje, azul é uma das cores mais usadas em roupas, algo que os designers desse site descobriram enquanto estudavam os filmes de Harry Potter — Harry, aparentemente, quase sempre veste azul.

Amarelo


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 As cores da casa da Lufa-Lufa são amarelo e preto, representando o trigo e a terra. Geralmente, sendo o tom mais claro no espectro, amarelo é associado com coisas alegres — brilho do sol, margaridas, manteiga, juventude. Aquele feitiço do Rony pode não ter deixado seu rato Perebas amarelo, mas é uma cor feliz. O pai de Luna Lovegood certamente acredita nisso, visto que ele veste cores ensolaradas para eventos comemorativos como casamentos.

 Talvez não seja surpresa pra você, dado sua associação com a Lufa-Lufa, que na psicologia o amarelo é a cor do pensador prático, inspirando pessoas a acharem novos jeitos de fazer as coisas.

Rosa


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Existem tantos tons de rosa no mundo de Harry quanto existem tipos de pessoas — desde o rosa choque punk do cabelo de Tonks até a seda do vestido da Mulher Gorda, e até o porco Duda e os tons salmão associados com tia Petúnia.

 Mas nenhum bruxo ou bruxa é tão firmemente associado com a cor quanto Dolores Umbridge. Pra ela, rosa é uma mania tão falsa quanto sua risada e seus gatinhos. É a cor do Dia dos Namorados, do amor e romance. Também é uma cor — seja para bem ou para mal — com associações femininas e doces, e talvez seja isso que Umbridge deseja projetar quando ela insiste em se vestir de rosa da cabeça aos pés. Mas Umbridge sendo quem é, é uma cor que vem para mostrar apenas coisas horríveis — punições feitas para causar dor, uma negação teimosa e sedenta por poder de escutar a razão, e um cruel desprezo por qualquer um que não se encaixar em seus ideais ridículos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ranking definitivo dos casais de Harry Potter

As histórias dos fundadores de Hogwarts

Por que as emoções do Harry Potter são tão importantes