As surpreendentes semelhanças entre Harry Potter e Sirius Black

O tema dessa semana no Wizarding World Book Club para Harry Potter e a Ordem da Fênix é a juventude, então vamos dar uma olhada em Harry em seus primeiros anos comparado ao seu padrinho recentemente adquirido — Sirius Black.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Tem um momento em Prisioneiro de Azkaban — depois de Harry descobrir que seu padrinho Sirius não era um assassino, mas antes de Sirius ser recapturado — onde um lar com uma verdadeira figura paterna parece ser algo possível. Morar com Sirius é uma ideia que Harry pula de cabeça, apesar de, até pouco tempo atrás, acreditar que Sirius era um grande bruxo das trevas. O que é uma demonstração do quão necessitada a vida doméstica de Harry tem sido — algo que Sirius entende. Eles têm muito em comum...

Ambos tiveram uma infância miserável


 Tendo perdido seus pais muito novo, Harry foi levado ao maior tipo de Trouxas imaginável. Sem saber que é um bruxo, Harry tem que lidar com a aversão dos Dursleys e um desprezo tão grande que ele tinha que dormir no armário debaixo das escadas. Enquanto ele está alimentado, indo pra escola e livre de dor física, Harry cresce sem o amor da família ou a companhia de amigos.

 Por outro lado, Sirius cresceu com uma mãe, um pai e um irmão, Régulo, mas ele era tão diferente dos amantes de puro-sangue Blacks que ele fugiu de casa com 16 anos, uma ação que levou a mãe dele a removê-lo permanentemente da tapeçaria da família. Os resmungos de Monstro, o elfo doméstico raivoso de Sirius, revelam que Sirius era odiado pela sua mãe, e o sentimento era mútuo.

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


Os dois achavam conforto na família de outras pessoas


 Harry conhece Rony no Expresso de Hogwarts e eles imediatamente viram amigos — muito parecido com quando Sirius conheceu o pai de Harry, Tiago. Enquanto os Weasleys se tornaram a família que Harry nunca teve, parecia que os Potters faziam o mesmo por Sirius.

 Harry se tornou tão firmado na família Weasley que a resposta da mãe de Rony, Molly, quando lembram que Harry não é seu filho é: "Ele é tão bom quanto". Similarmente, quando Sirius sai de casa, foi pra família de Tiago Potter que ele escapou. "Eles meio que me adotaram como um segundo filho", diz Sirius. 

Ambos são famosos


© JKR/Pottermore Ltd.™ Warner Bros.


 Harry sempre foi O Menino Que Sobreviveu e também se torna conhecido — se não acreditado — por sua insistência de que Voldemort havia retornado. Enquanto isso, Sirius é infame por ser o homem que escapou de Azkaban e, erroneamente, o mais leal apoiador de Voldemort.

 Com ambos enfrentando desconfiança de — e, no caso de Sirius, ser preso novamente por — um corrupto Ministério da Magia, eles também são alvos de especulação da imprensa influenciada pelo Ministério. Para Sirius, isso significava que ele estava literalmente, preso em casa e, depois de um longo verão nos Dursleys, Harry também conhece a frustração de ser mantido longe de assuntos importantes pela sua própria segurança.

Os dois sofreram perda


 Com a morte de seus pais, Harry perdeu a oportunidade de crescer em uma família amorosa. Mas Sirius também sofreu, perdendo um amigo que era como um irmão. Ambos tiveram suas vidas literalmente mudadas pelas ações de Voldemort: Sirius passou 12 anos em Azkaban por um crime que não cometeu e Harry passou 11 anos nos Dursleys, protegido mas neglicenciado, sendo privado de amor e amizade.

Eles são líderes naturais


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Possivelmente, essas experiências de infelicidade, tristeza e aprisionamento podem explicar as similaridades no temperamento de Harry e Sirius. Ambos odiavam serem inúteis. Isso fica óbvio em Ordem da Fênix, quando eles são mantidos em uma espécie de limbo por Dumbledore, mas não é só sobre a proteção forçada que eles se rebelam.

 Dentro de seus respectivos grupos de amigos, Sirius e Harry eram os líderes. Harry, por exemplo, se rejeita a escutar McGonagall quando ela o diz que a Pedra Filosofal está bem protegida, e Rony e Hermione se juntam a ele para recuperá-la. O que nós sabemos da época de escola de Sirius o pinta, de certa forma, como alguém menos nobre — encorajar Tiago a enfeitiçar Snape porque ele estava entediado, por exemplo — mas, como Harry, ele era bem influente, com até Tiago se esforçando para impressioná-lo.

Eles são ambos quebradores de regras


 Tudo isso significa, inevitavelmente, ter um problema com quebrar regras. Quando ele escapa de Azkaban, Sirius — supostamente sem chamar a atenção — se transforma em um cachorro para seguir Harry e até invadir Hogwarts. Harry tem um desrespeito similar por sua própria segurança. Em várias ocasiões — com a Pedra Filosofal, e quando ele arrisca ser descoberto pela Umbridge para checar se Sirius estava bem — isso é motivado pelo que Hermione chama de "coisa por salvar as pessoas". Mas sua imprudência não é sempre nobre. Ele gosta de vagar pelos corredores com a Capa da Invisibilidade de seu pai, e ele não estava acima de se esgueirar até Hogsmeade quando ele estava supostamente sendo perseguido pelo assassino de seus pais.

 Esse é o tipo de comportamento que Sirius tolera, e até encoraja, dizendo a Harry: "O risco é o que teria tornado isso divertido para Tiago".

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Sirius fica contente com o quanto ele e Harry são similares e o quanto Harry é similar a seu pai. Mas, como Molly lembra Sirius, Harry não é o Tiago — e até Sirius tem que reconhecer que, com 15 anos, ele e Tiago eram "pequenos idiotas arrogantes". Por todas as suas similaridades, é aí que ele e Harry são diferentes — eles podem compartilhar uma tendência a serem confiantes demais e comportamento imprudente, mas o Harry de 15 anos era muito mais provável a escutar a voz da razão do que Sirius foi a vida inteira.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ranking definitivo dos casais de Harry Potter

As histórias dos fundadores de Hogwarts

Por que as emoções do Harry Potter são tão importantes