Por quê o latim foi tão importante para os livros de Harry Potter

A linguagem clássica está em todo lugar do mundo bruxo, se você souber onde procurar...

© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 Como está o seu latim? A não ser que você tenha aprendido na escola (ou você seja, na verdade, um romano antigo), provavelmente não muito bem. É uma língua morta, tecnicamente falando, mas esse termo implica algum tipo de inutilidade ou irrelevância; na saga de Harry Potter, entretanto, nada poderia estar mais distante da verdade. O latim está muito vivo em todos os livros, adicionando suas ricas descrições e seus tons mágicos para feitiços, nomes, lugares e mais.

 Então, mesmo que você nunca tenha estudado latim antes, leia para descobrir como ele foi tecido na história de Harry Potter, e você pode descobrir um interesse por essa língua clássica que você nunca soube que tinha.

Por quê latim?


 O latim é mais do que apenas uma excentricidade histórica — é a base do que chamamos de línguas latinas (espanhol, francês, italiano e outras), emprestando sua estrutura e suas palavras para as comunicações entre bilhões de falantes ao redor do mundo. Ele aparece também no inglês, com várias das nossas palavras vindo direto do latim — você pode dizer que isso é ubíquo (do latim "ubique", que quer dizer qualquer lugar). Com os bruxos sendo antiquados por natureza, não é surpresa que vários de seus feitiços tenham se enraizado de uma linguagem mais arcaica. 

Mitologia


 Não são apenas as palavras que fazem o latim tão importante em Harry Potter. Era a linguagem dos romanos, que compartilhavam com os gregos antigos uma vibrante mitologia e crença em criaturas fantásticas. Centauros, basiliscos, manticoras, esfinges, fênix... todas aparecem na saga de Harry Potter, e enquanto elas possam ter se originado do folclore grego com uma pitada dos romanos, o espalhamento do enorme império romano durante a Idade Média significou que eles estavam igualmente associados com o latim.

 Audentes Fortuna iuvat, dizia um provérbio popular em latim ("a fortuna favorece os corajosos"): uma das principais motivações na mitologia clássica é o herói, e com certeza Harry Potter é um dos heróis mais heroicos desde que César atravessou o rio Rubicon em 49 AC.

Ilustração por Jim Kay © Bloomsbury Publishing Plc 2015, retirado de Harry Potter e a Pedra Filosofal - Ilustrado


Personagens


 A etimologia das personagens de Harry Potter é tão detalhada que poderia cobrir um livro inteiro por si só. Estude mais a fundo e você descobrirá que muitos dos nomes têm influência do latim, e estudá-los pode até mesmo nos ajudar a entender as personagens um pouco melhor. Alguns são relativamente diretos: "Severus" quer dizer severo, "Lupin" quer dizer lobo, "Albus" quer dizer branco; todos são boas descrições de seus donos.

 Alguns são engraçados — "Ludo" significa "eu jogo", e é claro que Ludo Bagman é o chefe do Departamento de Jogos Mágicos e Esportes no Ministério da Magia. "Silva" significa floresta, e Silvanus Kettleburn é um professor em Hogwarts de Trato das Criaturas Mágicas. "Belatrix" significa guerreira, e quem é mais briguenta que ela?

 Já outros nomes são mais misteriosos, que pedem contemplações de coçar a cabeça: de acordo com Os Contos de Beedle, O Bardo, Ignotus Peverell era o original dono da Capa da Invisibilidade, e "Ignotus" significa perdoado. Isso pode se referir a quê?

Deuses e deusas


 Você sabe que a saga de Harry Potter é cheia de mulheres poderosas, mas você sabia que algumas delas são praticamente deusas? Os romanos eram politeístas, o que significa que eles veneravam uma sorte de deuses e deusas, alguns dos quais podem compartilhar os nomes com o corpo docente de uma certa escola de magia e bruxaria. Pomona é a deusa romana da "abundância frutífera"; Pomona Sprout é a professora de Herbologia. Minerva é a deusa da sabedoria, e a professora McGonagall definitivamente era sábia.

 Também temos Quirinus (como em Quirrell), um deus romano da guerra — mas isso fica mais intrigante. O deus Janus algumas vezes é chamado de Janus Quirinus; Janus é a divindade das portas e aberturas, e é descrito como sendo um homem com duas caras em cada laço da cabeça. Lembrou de alguém?

 No corpo estudantil, Luna é a deusa da lua, e empresta seu nome para Luna Lovegood. "Luna" também é a origem para "lunático", visto que se acreditava que a lua induzia a um comportamento irregular; ela é excêntrica, certamente, apesar de que chamá-la de lunática talvez seja um pouco injusto...

Feitiços e encantamentos


 Você provavelmente sabe mais latim do que pensa — a saga de Harry Potter foi uma introdução, adentrando em significados sem que você sequer soubesse. "Crucio" se traduz para "eu torturo", e isso é precisamente o que acontece quando bruxos e bruxas dizem esta palavra para conjurar a maldição Cruciatus. Accio significa "eu conjuro": lembra de Harry treinando o Feitiço da Conjuração para pegar sua Firebolt durante o Torneio Tribruxo? E quando ele trocou as capas do Estudos Avançados no Preparo de Poções, ele usou o feitiço "Diffindo", que significa "eu divido", e depois "Reparo" para consertá-los novamente. A aula acabou!

A linguagem da magia 


 Aonde quer que você olhe, os livros de Harry Potter estão carregados de latim, desde o lema de Hogwarts "Draco dormiens nunquam titillandus" (nunca cutuque um dragão adormecido) até a Travessa do Tranco (Knockturn Alley em inglês) ("nocturnus" significa noite, o que é adequado para um lugar sinistro), e a poção da verdade Veritaserum (de "veritas", verdade). Essas coisas façam com que valha a pena reler a saga para ver o que você pode descobrir. O latim é a linguagem do misticismo, da alquimia, do legado e das lendas: é a linguagem da magia.

 Em seu discurso de formatura em Harvard em 2008, J.K. Rowling citou o filósofo romano Senéca, o Moço, dizendo: "A vida é como um conto: não importa o quão longa ela é, mas sim sua qualidade, é isso que importa". Se isso te deixou morrendo de curiosidade, Pedra Filosofal e Câmara Secreta foram publicados inteiramente em latim — algo pra você ir atrás, talvez!

Comentários

  1. ola, boa noite.
    estou fazendo um trabalho acadêmico sobre etimologia e variação linguística dos fáticos de Harry Potter. gostaria de saber se ha mais informações sobre a origem do nome de cada feitiço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Baseado no seu pedido, eu postei a tradução hoje do artigo "A etimologia dos feitiços de Harry Potter", presente nesse link: https://traducoesdopottermore.blogspot.com/2020/06/a-etimologia-dos-feiticos-de-harry.html
      Espero que lhe seja útil! Boa sorte com seu trabalho! ^^

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ranking definitivo dos casais de Harry Potter

As histórias dos fundadores de Hogwarts

Por que as emoções do Harry Potter são tão importantes