Qual é, verdadeiramente, a melhor Relíquia da Morte?

As três Relíquias da Morte — a Capa da Invisibilidade, a Pedra da Ressurreição e a Varinha das Varinhas — já instigaram vários bruxos ao longo dos anos. Mas qual vai te instigar?

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1


 — Acho que você tem razão — disse-lhe. — É só um conto moral, é óbvio qual é o melhor presente, qual a pessoa escolheria...
 Os três falaram ao mesmo tempo, Hermione disse "a capa", Rony, "a varinha", e Harry "a pedra".
 — Harry Potter e as Relíquias da Morte

 Se você pudesse possuir um dos três objetos mais poderosos do mundo bruxo, qual escolheria? Curiosamente, quando Harry, Rony e Hermione discutiram qual escolheriam, os três escolheram diferentemente.

 Mas o que você acha? Obviamente, é tudo subjetivo — mas vamos ponderar sobre elas e tentar fazer uma escolha ao mesmo tempo. Na verdade, é uma decisão bem difícil, quando você para pra pensar.

A Capa da Invisibilidade


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 É engraçado pensar que fomos apresentados a uma Relíquia tão cedo nas aventuras de Harry — na verdade, no primeiro livro. Ainda mais engraçado é pensar que Harry usava um dos objetos mais poderosos e raros do mundo para, basicamente, perambular por Hogwarts e fazer bagunça.

 Passada para ele de seu pai, essa magnífica Capa da Invisibilidade tem sido uma herança da família Potter há muitos anos — e começou com Ignoto Peverell, um dos três irmãos que se acredita que inspiraram a história de Beedle, O Bardo, "O Conto dos Três Irmãos".

 A Capa da Invisibilidade tem grandes chances de ser a melhor Relíquia — já que o irmão que a escolheu conseguiu fugir da morte por muitos anos, despercebido, enquanto os outros dois irmãos tiveram finais muito mais infelizes. E pensar em quantas vezes Harry poderia ter sido pego sem a capa. É, basicamente, a opção mais sensata — então não é surpresa que foi essa que Hermione escolheu. E é verdade que tal capa poderia ser incrivelmente vantajosa no dia a dia: se esconder de conhecidos indesejados em festas, fingir ser um fantasma para fazer pegadinhas com seus amigos e, hm, provavelmente algumas coisas úteis também.

 Mas é claro, a Capa vem com complicações — nas mãos erradas, pode ser a melhor amiga de um criminoso: pense nisso, eles nunca seriam pegos. Mas usada sabiamente, como Ignoto Peverell usou, te permitiria passar pela vida perfeitamente. Não seria legal?

A Pedra da Ressurreição


© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros.


 "Nenhum feitiço pode reviver os mortos", Dumbledore disse para Harry uma vez — apesar dessa pedra lendária possuir magia que chega perto disso. Como dito em "O Conto dos Três Irmãos", a Pedra da Ressurreição tem o poder de trazer de volta à vida pessoas amadas que já se foram — mas com um custo. Na história, quando o segundo irmão usou a pedra para trazer de volta seu amor perdido, ela estava "triste e fria", e não "verdadeiramente pertencia" ao mundo mortal mais, fazendo com que o irmão se matasse em desespero.

 Quando Harry conheceu tal pedra, é compreensível que a Relíquia tenha sido a que mais o encantou. Depois de experienciar tantas perdas em sua vida, é natural que Harry se inclinasse para a coisa que poderia trazer seus entes queridos de volta, embora não verdadeiramente como eram antes. É claro, muitos leitores podem se identificar com Harry — mas valeria a pena trazer de volta amigos falecidos se eles não estivessem realmente felizes? Ou isso ajudaria com o luto — se eles fossem trazidos de volta por um curto período de tempo?

 Quando Harry finalmente encontrou a pedra, ele usou para trazer de volta seus pais, Remo Lupin e Sirius Black — que o guiaram em sua luta final contra Voldemort — antes de desaparecerem. Ele conseguiria ter achado essa coragem sem eles?

 A pedra pode parecer uma escolha muito devastadora para muitos, mas indiscutivelmente, poderia causar muito bem ao mundo — imagine trazer grandes líderes que já se foram há muito tempo para pedir um conselho, ou simplesmente ressuscitar uma pessoa amada só para se despedir apropriadamente. Tem uma magia mais poderosa que essa?

A Varinha das Varinhas


Harry Potter e a Ordem da Fênix


 Muitas pessoas diriam que essa Relíquia é infinitamente melhor que as outras — a Varinha das Varinhas, o graveto da morte, a Varinha do Destino. A varinha é tão lendária que recebeu vários nomes durante os séculos, mas, finalmente, só um existe. Essa arma aparentemente invencível já levou muitos bruxos a insensivelmente assassinarem o dono anterior — com uma longa linhagem de pessoas significantes portando-a, de Gellert Grindelwald até Lord Voldemort. É claro, um bruxo não tem que ser morto para adquiri-la — Alvo Dumbledore ganhou a varinha de forma justa e honesta de Grindelwald em seu famoso duelo de 1945, enquanto Harry se tornou o mestre após desarmar Draco Malfoy. A obsessão de Voldemort com a varinha, no fim, levou à sua ruína. Então, não é tão boa assim, né?

 Mas o alcance de poder da Varinha das Varinhas parece, de fato, infinito — tendo até o poder de consertar a varinha quebrada de Harry, o que normalmente é impossível de ser feito. Mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, é claro, e Harry por fim decidiu que a varinha era mais problema do que valia a pena lidar. Justo. Claro, você possuiria o objeto mágico mais poderoso da história — mas um monte de bruxos das trevas estariam querendo sua cabeça em uma base diária. Então, sério, vale a pena a posse da Varinha das Varinhas?

E a vencedora é...


 Bom, essa decisão é sua. Mas, baseado no nosso próprio raciocínio, nós teríamos que ficar do lado de Hermione e Ignoto Peverell e escolher a Capa da Invisibilidade. Enquanto os outros objetos parecem carregar peso demais, a Capa da Invisibilidade é o exato oposto.

 Se sinta livre para debater isso em casa com seus amigos! Você pode aprender muito sobre alguém baseado em qual relíquia eles escolhem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ranking definitivo dos casais de Harry Potter

As histórias dos fundadores de Hogwarts

Por que as emoções do Harry Potter são tão importantes