O capítulo que fez nós nos apaixonarmos por... Hermione Granger
Como é possível escolher só um grande momento da Hermione? Bom, nós tentamos.
Enquanto Harry teve seu nome escrito no título da saga de livros, na verdade foi a força, o talento e a inteligência de Hermione que muitas vezes salvaram o dia.
Por onde começamos? Resolver os mistérios da Câmara Secreta enquanto estava petrificada? Trabalhar nas primeiras horas da manhã tentando ajudar Harry a descobrir como combater um dragão gigante? Aguentar a tortura de Belatriz Lestrange, e o preconceito sem fim por ser nascida Trouxa? Modificar a memória de seus pais para que eles se esquecessem dela para protegê-los? Ser uma força para Harry quando Rony ficou nervoso durante a caça às Horcruxes, mesmo ela estando exausta? Em todo livro, Hermione se supera — mas o capítulo que nós escolhemos para celebrar o heroísmo de Hermione aconteceu bem cedo, e envolve um Hipogrifo, um Patrono e um Vira-Tempo.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban |
O segredo de Hermione
Em Prisioneiro de Azkaban, Hermione passou a maior parte de seu terceiro ano escondida atrás de uma pilha de livros. Sim, dê a Hermione a opção de ter matérias extras e ela fará todas. Enquanto era obrigatório para estudantes do terceiro ano ter algumas matérias extras, Hermione de alguma forma preencheu seu horário além da lógica, para o espanto de Rony.
— Mas olha aqui — continuou Rony, rindo-se —, está vendo hoje de manhã? Nove horas, Adivinhação. E embaixo, nove horas, Estudo dos Trouxas. E — o menino se curvou para olhar o horário mais de perto, incrédulo — olha, embaixo tem Aritmancia, nove horas. Quero dizer, eu sei que você é boa, Mione, mas ninguém é tão bom assim. Como é que você vai poder assistir a três aulas ao mesmo tempo?
— Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Perto do fim de Prisioneiro de Azkaban, Hermione revela para Harry como ela conseguiu ir a três aulas ao mesmo tempo. Sim, Rony, a Hermione era boa assim; tão boa que a professora McGonagall persuadiu o Ministério da Magia a dar pra ela um Vira-Tempo.
Foi a combinação da inteligência sem fim de Hermione e desse Vira-Tempo que acabou salvando duas vidas em Prisioneiro de Azkaban. Na verdade, se Hermione não tivesse sido tão entusiástica em aprender tudo, ela nunca teria um Vira-Tempo, para começo de conversa. Isso foi extremamente útil quando Alvo Dumbledore furtivamente sugeriu que Harry voltasse algumas horas no tempo depois de um dia de revelações particularmente terrível — a execução de Bicuço, a revelação de Perebas ser Pedro Pettigrew, e Sirius Black não ser um assassino mas ainda assim ser pego pelos Dementadores. Felizmente, Harry e Hermione tiveram a chance de acertar as coisas.
© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros. |
No momento que Harry superou a imensa confusão da experiência do Vira-Tempo, Hermione usou um pensamento intensamente rápido para descobrir como salvar tanto Sirius quanto Bicuço, o tempo todo tentando não esbarrar com sua eu do passado, e voltar à ala hospitalar sem que ninguém notasse. Só Hermione, naquela época em seu terceiro ano, conseguiria tal façanha.
Por que esse capítulo importa
— Tudo bem, fique do lado do Rony, eu sabia que você ia fazer isso! — disse ela com a voz aguda. — Primeiro a Firebolt, agora o Perebas, tudo é minha culpa, não é? Então me deixe em paz, Harry, tenho muito trabalho a fazer.
— Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Colocando de lado as complexidades de viagem no tempo, não vamos esquecer que Hermione teve um terceiro ano infeliz. Depois de adotar o adorável Bichento (que se tornou tão esperto quanto Hermione, na verdade), Hermione foi repetidamente castigada por Rony pelo interesse de seu gato em Perebas, levando a muitas brigas e muitas lágrimas.
Quando Harry teve uma Firebolt misteriosa sendo enviada pra ele, Hermione foi a única que sugeriu que ela podia ter sido dada a ele por Sirius Black. Faz sentido: nesse momento da história, o condenado de Azkaban era conhecido por estar atrás de Harry.
Entretanto, tudo que Harry e Rony estavam preocupados era a vassoura sendo tirada de Harry pela professora McGonagall enquanto a checavam em busca de feitiços. No final, Hermione não estava de todo errada sobre o envolvimento de Sirius. Se quer saber a nossa opinião, Harry e Rony deveriam fazer um enorme bolo de "desculpas" pra Hermione, pelo menos.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban |
Acima de tudo, as ambições de Hermione a levaram a se sentir extremamente sobrecarregada com trabalho, precisando de viagem no tempo para manter suas notas. Essa carga de trabalho e a tensão com Rony a levaram a ficar isolada na maioria das vezes o ano todo. Na verdade, Hermione estava tão ferida em Prisioneiro de Azkaban que ela acabou socando Malfoy — outro capítulo que fez nós nos apaixonarmos por ela, obviamente.
A aventura de Hermione e Harry com o Vira-Tempo foi o momento perfeito que resumiu como Hermione aplicava seus estudos e sua lógica na vida real. Lembrem-se que ela descobriu que Lupin era um lobisomem bem antes de todo mundo naquele ano, com todo o estresse, as brigas e o trabalho escolar.
Hermione trabalhou muito duro, e aplicou o conhecimento de Hogwarts em situações que salvaram vidas. Sem Hermione, Harry teria perdido Sirius antes mesmo de conhecê-lo de fato, e Bicuço nunca mais voaria.
© JKR/Pottermore Ltd. ™ Warner Bros. |
E isso tudo foi antes da época da ascensão de Voldemort, quando Hermione atingiu coisas quase impossíveis. Porém, antes de tudo isso, esse momento brilhante em Prisioneiro de Azkaban pressagiou a grandeza de Hermione que estava por vir: como estudiosa, como salva-vidas, e uma amiga boa pra caramba.
Ah, e felizmente, ela passou em todas as provas do terceiro ano também.
Comentários
Postar um comentário